sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

19º E 20º DIA ÚTIL DE OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM SAPÉ - PARTICIPANTES DECIDEM SOBRE O QUE VÃO ESCREVER







Nesta quinta e nesta sexta, dias 10 e 11 de fevereiro, os participantes das Oficinas de Produção Textual em Sapé decidiram sobre o que vão escrever.
Depois de conhecer o que é tragédia, comédia, tragicomédia, auto e infantil, eles definiram qual estilo de texto seguirão.
O Coordenador Geral das Oficinas enfatizou a importância do claro entendimento destes estilos de texto para se poder compor obras de qualidade.
Foram lidos nestes dois dias desta quarta semana de Oficinas trechos do infantil O MACACO MALANDRO, de Tatiana Belinky e do religioso AUTO DA PAIXÃO DE CRISTO, de Josinaldo Ferreira.
A partir desta próxima segunda, dia 14 de fevereiro, todos os participantes da Etapa Sapé se encarregarão de escrever as cenas do texto final, enquadrando-o num dos estilos acima.
As Oficinas de Produção textual - Gênero Dramático se encerram em Sapé no dia 27 de fevereiro, num domingo, com a premiação dos melhores textos desta primeira cidade e a entrega dos certificados de participação a todos os participantes. Tudo com o apoio exclusivo da FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES e do MINISTÉRIO DA CULTURA.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

17º E 18º DIA ÚTIL DE OFICINAS EM SAPÉ: ALUNOS CONHECEM TEXTO DO DRAMATURGO WILLIAM SHAKESPEARE






Nestes dois dias de Oficinas em Sapé (terça e quarta), houve a leitura de trechos da obra O REI LEAR, do famoso dramaturgo inglês William Shakespeare.
Os participantes perceberam quão importante é conhecer obras famosas da literatura não só brasileira, mas também universal
, como é o caso da peça escrita por Shakespeare há centenas de anos.
A linguagem do texto de Shakespeare é perfeitamente inteligível, depois, é claro, de traduzida para o português e adaptada, mas mantendo naturalmente o sentido que o autor quis imprimir à sua obra
.
Os alunos também começaram a pensar que linha dramática deverão seguir: peça infantil, auto, tragédia, comédia, tragicomédia ou ainda o moderníssimo besteirol, muito comum em companhias que apelam pela linguagem simples e popularíssima para atrair plateias.
Nesta quinta, eles conhecerão trechos do infantil O MACACO MALANDRO, de Tatiana Belinky.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

16º DIA DE OFICINAS: ALUNOS COMEÇAM A PENSAR NO TEXTO FINAL








Neste décimo sexto dia de Oficinas em Sapé, isto é, neste início da segunda metade do projeto, os alunos participantes começaram a pensar em que linha dramática seguirão seus textos finais.
Para tanto, o Coordenador das Oficinas lembrou a eles a importância de se fazer um texto, mantendo uma sequência lógico-dramática, para que não haja desestímulo, nem muito menos falta de ideias em prosseguir na produção dos textos que serão selecionados.
Josinaldo ainda definiu para eles o que é uma tragédia, o que é uma comédia, uma tragicomédia e também o que é um auto.
Nesta terça, eles lerão trechos de O REI LEAR, de William Shakespeare, para que possam desde já ir identificando os conceitos acima e, assim, possam também reconhecer os outros tipos nos textos vindouros.




domingo, 6 de fevereiro de 2011

15° DIA ÚTIL DE OFICINAS: TRÊS SEMANAS DE MUITO TRABALHO EM SAPÉ



Durante estas três semanas de Oficinas de Produção Textual em Sapé, muita coisa boa aconteceu.
Com 50% do projeto realizado na terra do poeta Augusto dos Anjos, os participantes já conheceram a proposta fundamental das Oficinas e sua finalidade, de modo que agora não só reconhecem um texto dramático, como também já o produzem, faltando-lhes apenas o aprimoramento e o desenvolvimento dos temas para a produção de uma história completa de curta ou longa duração.
Neste décimo quinto dia de Oficinas, houve a apresentação de trechos da peça O JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA, além de outras apresentações improvisadas por parte dos participantes.
Apesar do tema da semana ter sido o patriotismo, por conta da adaptação de trechos de TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA para a linguagem dramática, os grupos que apresentaram nesta sexta, dia 04 de fevereiro, preferiram encenar situações vivenciadas em suas comunidades, com temas como a prostituição, os amigos e a relação familiar.
Para a surpresa geral de todos, abordaram cada tema com muita propriedade e verossimilhança e conquistaram muitos aplausos.
Nesta segunda, entraremos numa nova fase das Oficinas: é quando cada aluno participante da Etapa Sapé começará a pensar em que linha dramática desenvolverá seu texto final - se cômico ou trágico, ou ainda se fará uma tragicomédia ou uma sátira. Eles poderão também optar pelos autos - peças de cunho religioso. Tudo graças a Deus e ao apoio concedido pela FUNARTE e pelo MINC.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

13º E 14º DIA ÚTIL DE OFICINAS EM SAPÉ: TEXTOS SÃO ADAPTADOS PARA A LINGUAGEM DRAMÁTICA







Na quarta e quinta-feira desta semana, outra passagem de TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA foi adapatada para a linguagem dramática. Os participantes das Oficinas de Produção Textual - Gênero Dramático começaram a perceber quão importante é conhecer os recursos da língua para poder escrever com mais desenvoltura.



Eles descobriram quais vocábulos podem ser substituídos, como pronomes, por exemplo, por outros para que o processo de adaptação seja fiel ao que o autor quis transmitir com sua história.



Nesta sexta, dia 04 de fevereiro, haverá a encenação de trechos de O JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA, de Martins Pena, com o apoio exclusivo da FUNARTE e do MINC.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

11º E 12º DIA DE OFICINAS: ALUNOS APRENDEM A TRANSFORMAR A LINGUAGEM NARRATIVA EM DRAMÁTICA




Nesta segunda e nesta terça, os alunos das OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL - GÊNERO DRAMÁTICO aprenderam a transformar a linguagem narrativa de um texto em linguagem dramática.

Para tanto, eles tiveram que ter como base um texto narrativo e o texto escolhido para esta adaptação de linguagem foi TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, de Lima Barreto. Trechos da obra foram selecionados para este fim.

Nesta quarta, continuam as adaptações de linguagem, com o apoio exclusivo da FUNARTE e do MINC.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

10º DIA DE OFICINAS EM SAPÉ: ALUNOS IMPROVISAM CENAS SOBRE O INDÍGENA BRASILEIRO






Neste décimo dia de Oficinas em Sapé, os alunos improvisaram com muita criatividade cenas sobre o nativo brasileiro.
Antes das apresentações, o Coordenador das Oficinas recitou dramaticamente alguns poemas de Augusto dos Anjos.
Logo após, começaram as encenações: Quatro grupos se apresentaram nesta sexta: três abordaram a temática sugerida ontem - o índio - e um criou outra situação: uma mulher religiosa que vive firme em sua fé, mas passa por provações, até que Deus usa o próprio Satanás para ajudar a família necessitada.
No final, Josinaldo ressaltou a necessidade de se manter a união e a humildade para se chegar aos resultados esperados.
Segunda, dia 31, continuam as atividades normais das Oficinas, com o apoio exclusivo da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

9º DIA DE OFICINAS NA TERRA DE AUGUSTO DOS ANJOS: ALUNOS SE DIVERTEM COM LEITURA DINÂMICA DE TEXTOS










Nesta quinta, houve a leitura dinâmica de trechos de textos narrativos, entre eles, a célebre cena de encontro de Iracema com um guerreiro branco português, criada pelo romântico José de Alencar, na obra IRACEMA. A partir do tema sugerido nesta Oficina (O ÍNDIO E O BRANCO), amanhã os alunos interpretarão algumas cenas improvisadas.
No final das atividades desta quinta, o Coordenador das Oficinas entregou obras literárias de domínio público aos melhores leitores, para incentivá-los a continuar a ler.
Nesta sexta, continuam as atividades em Sapé, com o apoio exclusivo da FUNARTE e do MINC.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

8º DIA ÚTIL DE OFICINAS EM SAPÉ: ALUNOS APRENDEM A ESCREVER A PARTIR DE RUBRICAS







Nesta quarta, os participantes das Oficinas aprenderam a escrever a partir de rubricas. Eles criaram uma cena, relacionando os personagens e definindo o grau de parentesco entre eles.
Exposta uma situação sem texto, só com nomes de personagens e suas emoções , sentimentos e ações (rubricas), eles tiveram que imaginar o que cada personagem teria dito ao outro e finalizam a cena com um desfecho inesperado. Atividade que custou mais de hora, mas todos produziram.
Nesta quinta, continuam as atividades em Sapé, com o apoio exclusivo da FUNARTE e do MINC.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

7º DIA DE OFICINAS: ALUNOS COMEÇAM A PRODUZIR OS PRIMEIROS TEXTOS













Nesta terça, as atividades das OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL - GÊNERO DRAMÁTICO, em Sapé, foram as seguintes: com base numa história iniciada, os alunos começaram a desenvolver, através da criação e imaginação, o restante da história. Assim, eles vão percebendo a importância do criar em determinadas situações apresentadas e, paulatinamente, vão aprendendo a escrever para teatro.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

6º DIA DE OFICINAS: CAMISAS SÃO ENTREGUES AOS 100 PARTICIPANTES DA ETAPA SAPÉ







Hoje foi o dia da entrega das camisas do projeto na Etapa Sapé. Nesta segunda-feira, os alunos também aprenderam o que são rubricas no texto dramático e qual a importância da verossimilhança para se produzir textos de qualidade e que retratem de certa forma o mundo
.

FILME SOBRE AUGUSTO DOS ANJOS SERÁ RODADO EM SAPÉ




Na tarde deste domingo, 23, ocorreu a 1ª reunião do longa SIMPLESMENTE AUGUSTO. A obra é de autoria do cineasta fluminense Luiz Fernando, que há quase um ano está em Sapé pesquisando a vida e a obra augustiniana. Segundo o cineasta, as filmagens começam em julho deste ano.

Perguntado sobre a possibilidade de inserir no filme atores sapeenses, Luiz Fernando deixou claro que, por se tratar de um poeta sapeense, e haver muitas cenas na nossa terrinha, 90% dos artistas contratados serão de Sapé. "Esses primeiros meses de trabalho são dedicados à Pré-Produção do Filme, ou seja, aos ajustes no roteiro, à captação de recursos, à sensibilização dos patrocinadores e à publicidade inicial da obra via internet", completou o cineasta. Segundo ele, Sapé é um berço cultural e, por isso, não é necessário trazer de fora a maioria dos artistas, apenas 10%, mas a produção, como não há em Sapé uma produtora equipada de maquinário cinematográfico adequado, será preciso contratar de fora.

A Companhia também quis saber sobre detalhes do roteiro, porém Luiz Fernando, misterioso, pediu que aguardássemos mais pouco, pois somente em abril revelará aos interessados mais detalhes sobre o roteiro propriamente dito. Até lá os apaixonados por cinema temos que aguardar... A única coisa que ele deixou passar na entrevista informal que houve neste domingo foi que o filme será de ficção e será o primeiro longa-metragem sobre o poeta sapeense.

Estiveram presentes, além do cineasta, a também cultural Nadja Cristiane, o poeta cordelista, correspondente de O Interiorano, Berto Mares, o ator convidado Amadeu Adelino e o teatrólogo sapeense Josinaldo Ferreira.

Vamos torcer para que o Poder Público Municipal abrace a ideia e apoie esta obra que lançará Sapé no cenário nacional e beneficiará muitos sapeenses.