quinta-feira, 26 de julho de 2012

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO VIABILIZARÁ A REALIZAÇÃO DE 4 ESPETÁCULOS NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL LINS EM SAPÉ

O Programa Mais Educação viabilizará até dezembro deste ano a realização de quatro espetáculos cênicos com os alunos da Escola Estadual Gentil Lins, em Sapé - PB.
Os espetáculos são, em sua maioria, alusivos às comemorações deste ano, com o centenário do EU, de Augusto dos Anjos; o cinquentenário da morte de João Pedro Teixeira e o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Estão previstas a montagem e a apresentação dos seguintes espetáculos: MARTÍRIO - A LUTA CONTINUA, ALMA AUGUSTA, MORTE E VIDA SEVERINA e AUTO DE NATAL 2012. Além destes, haverá o projeto SAPÉ EM CENA - TRIBUTO AO REI DO BAIÃO.
Quem está à frente de todas as iniciativas supracitadas é o Presidente da COPROCEN, que propôs os projetos ao Coordenador do MAIS EDUCAÇÃO no Gentil Lins, Prof. Ewerton e, de pronto, foram aprovados.
Todas as montagens estão dentro da disciplina CAEP - CULTURA, ARTE E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, que visa valorizar a Arte e o Patrimônio material e imaterial da nossa Cultura.
"O Programa Mais Educação vai além disso, pois os professores ministrantes podem trabalhar dança, música, confecção de jornal em sala de aula, e muito mais, buscando sempre conscientizar os participantes do exercício de sua cidadania plena", ressaltou o Coordenador do Mais Educação no Gentil Lins.
"Valorizar a nossa Cultura e transpô-la para a cena, montando e apresentando peças teatrais que abordam a temática do Programa, será uma forma de preservar o nosso patrimônio imaterial, que é a nossa história, enquanto povo, enquanto cidadãos. Os espetáculos a serem apresentados darão aos participantes uma visão maior das histórias contadas em cena, pois eles não apenas conhecerão os textos e sua temática, mas serão os protagonistas, e apresentarão à sociedade sapeense a nossa História, a nossa Cultura. Mesmo um espetáculo como Morte e Vida Severina, do saudoso pernambucano João Cabral de Melo Neto, dará suporte para este sentimento de valorização da Cultura Nordestina, como também o projeto Sapé em Cena - Tributo ao Rei do Baião, um show de perguntas e respostas sobre a vida e a obra de um dos maiores e mais originais cantores e compositores brasileiros - Luiz Gonzaga", enfatizou Josinaldo Ferreira, o proponente dos projetos.