quarta-feira, 20 de março de 2013

BRASIL PERDE EMÍLIO SANTIAGO


Fãs famosos lamentam a morte do cantor

Cantor carioca recebe homenagem de amigos e admiradores que conquistou ao longo de seus 40 anos de carreira na música nacional

Emílio Santiago cantando no show em homenagem aos 50 anos de Bossa Nova, no Posto Dez, na Praia de Ipanema em 2008
Emílio Santiago cantando no show em homenagem aos 50 anos de Bossa Nova, no Posto Dez, na Praia de Ipanema em 2008 - Mauricio Melo
















morte do cantor e compositor Emílio Santiago, na madrugada desta quarta-feira, causada por um acidente vascular cerebral (AVC), abalou amigos e fãs do artista, que prestaram suas homenagens no Twitter e lamentaram a perda sofrida pela música nacional. Confira, a seguir, algumas manifestações:
Jair Oliveira, cantor: “Uma das vozes mais incríveis do planeta se foi. Descanse em paz, Emílio Santiago.”
Ed Motta, cantor: “O maior cantor do Brasil, Emílio Santiago, partiu para o plano espiritual. Nos céus ele sempre esteve, é um gigante. Que tristeza, meu Deus.”
Maria Rita, cantora: “Tomada por profundo pesar e grande tristeza: se calou uma das MAIORES vozes masculinas do Brasil. Descanse em paz, Emílio. E obrigada… Afinação, interpretação impecáveis. Seus primeiros discos tinham um gingado de dar orgulho. Mais um nome para o qual não devemos medir esforços: não pode ser esquecido.”
Daniela Mercury, cantora: “A música brasileira acorda em descompasso com a perda de Emílio Santiago. Fica a lembrança da sua bela voz e repertório inesquecível!”
Alexandre Pires, cantor: "Acordo com a notícia de que o meu mestre se foi!!! Queria muito que isso fosse mentira!"
Paula Lima, cantora: "Todo o meu amor, meu sentimento, meu respeito, meu carinho a essa grande, tocante e linda voz e incrível pessoa, Emílio Santiago! Descanse em Paz!"
Luiza Possi, cantora: "O quê? O Emílio morreu? É isso, Brasil? Ah, não! Não! Não! Tô arrasada! Não quero mais brincar! Não quero mais falar! Tô triste. Beijo, Emílio, amigo querido. Vai com Deus do seu lado. Te amo."
Luciana Mello, cantora: “Partiu pra junto de Deus a voz mais bonita do Brasil! Emílio Santiago, você será sempre meu ídolo, meu parceiro! Deus conforte a família. Emílio me deu a maior força no início de minha carreira, no meu 1º CD! Sou fã #1 desse grande cara! Caramba, que dia triste...” 

Fábio de Melo, cantor e padre: “Emílio Santiago, um dos maiores talentos da nossa MPB. Vai fazer falta por aqui.” 

Lucas Lima, músico: “Emílio Santiago era um BAITA dum intérprete de samba, baita perda.”

Aguinaldo Silva, escritor e dramaturgo: “Morreu Emílio Santiago, o último cantor de verdade do Brasil. Cantoras temos muitas, compositores também. Mas cantores... Ele era o único.”

A COPROCEN LAMENTA TAMBÉM A GRANDE PERDA DE UMA DAS MAIS BELAS VOZES NACIONAIS. VAI EM PAZ, EMÍLIO DO BRASIL!

AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA ABRE INSCRIÇÕES DE PROJETOS CINEMATOGRÁFICOS ATÉ 2 DE MAIO


ANCINE lança pacote de editais de incentivo à coprodução em parceria com instituições da Argentina, Portugal, Uruguai e Itália, com investimentos de R$ 4 milhões em 16 projetos de longa-metragem

A ANCINE abriu as inscrições para três editais de coprodução com ArgentinaUruguai e Portugal, além de um edital de desenvolvimento de projetos em parceria com a Itália. No total serão investidos, pela ANCINE e pelas instituições correspondentes dos demais países envolvidos, R$ 4 milhões na produção de dez projetos de longa-metragem e no desenvolvimento de outros seis.

Os editais com Argentina, Uruguai e Portugal preveem concursos para a concessão de apoio financeiro a projetos de produção de longas-metragens dos gêneros ficção, documentário ou animação, cujas filmagens ainda não tenham sido iniciadas até a data de abertura das inscrições. No Brasil concorrem projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Projetos de coprodução com participação majoritária brasileira devem ser apresentados pelos sócios locais na Argentina, Uruguai e Portugal.

Com o Uruguai e a Argentina, os editais acontecem pelo terceiro ano consecutivo. No caso da Argentina, serão selecionados dois projetos de coprodução majoritariamente brasileiros, e dois projetos majoritariamente argentinos. Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos de valor correspondente a 250 mil dólares. As inscrições na Argentina são feitas através do Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales – INCAA.

Já o concurso relativo ao Uruguai contemplará dois projetos, sendo um majoritário de cada país, e cada um deles receberá o equivalente a 150 mil dólares. No Uruguai, a instituição responsável pelo edital é o Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai – ICAU.

Já o edital de coprodução com Portugal retoma, após um ano, a mais antiga e tradicional parceria desse tipo mantida pela ANCINE. Em moldes parecidos com os acordos com os países sul-americanos, a ANCINE e o Instituto do Cinema e do Audiovisual – ICA  investirão, em moeda local, um total correspondente a 600 mil dólares em quatro  projetos, dois deles com participação majoritária de produtoras brasileiras, e dois com participação majoritária portuguesa.

Finalmente, o acordo com a Itália diz respeito ao apoio para desenvolvimento de projetos com potencialidade para coprodução entre os dois países. É a segunda vez que a ANCINE e a Direzione Generale per Il Cinema da Itália estabelecem um programa conjunto desse tipo. O edital contemplará um total de seis projetos, sendo três a serem escolhidos pela ANCINE e três pelos italianos. No total, caberá às duas entidades um aporte de 160 mil euros (convertidos em moeda local) a serem utilizados para o desenvolvimento dos projetos de coprodução. A ANCINE escolherá dois projetos de autores iniciantes, cada um beneficiado com 25 mil euros, e um projeto de autor não iniciante que receberá 30 mil euros. De acordo com a definição do edital, é considerado autor iniciante aquele que teve produzido, no máximo, um roteiro de sua autoria ou dirigido, no máximo, uma obra de longa-metragem.

O lançamento dos editais vai ao encontro da competência legal da agência no que diz respeito a articular-se com órgãos e entidades voltados ao fomento da produção, da programação e da distribuição de obras cinematográficas e videofonográficas dos Estados membros do Mercosul e demais membros da comunidade internacional.

O prazo de inscrição para os quatro editais se encerra no dia 2 de maio de 2013. Os projetos devem ser encaminhados em envelope lacrado, por portador ou serviço de encomenda expressa para o endereço do Escritório Central da ANCINE. Os regulamentos dos concursos, os formulários e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados nos links abaixo para os editais e seus anexos.