quinta-feira, 24 de julho de 2014

LITERATURA E TEATRO DE LUTO: BRASIL PERDE ARIANO SUASSUNA!

Famosos lamentam a morte de Ariano Suassuna

O escritor paraibano de 87 anos teve um AVC e foi internado em Recife, mas não resistiu.

 Ariano Suassuna  (Foto: TV Globo / Renato Rocha Miranda)Ariano Suassuna
(Foto: TV Globo / Renato Rocha Miranda)
Ariano Suassuna, de 87 anos, morreu nesta quarta-feira, 23. O escritor sofreu um AVC - acidente vascular cerebral - e foi internado em Recife na Noite desta segunda-feira, 21, para uma cirurgia, mas acabou não resistindo. O escritor paraibano escreveu entre outros sucessos "O Auto da Compadecida", uma de suas obras mais conhecidas.

Esta semana vem sendo triste para a literatura brasileira, com a perda também dos escritores João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves.

Logo após a confirmação da morte, artistas comentaram a perda nas redes sociais. Confira:

Grazi Massafera: "'Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver".
Otaviano Costa: "Eita...hoje vou ficá deitadinho, bem quietinho, pensando no sinhô. Durma em paz e olhe para o céu meu amor, pois hoje a noite estará linda. Descanse bem Suassuna, descanse em paz. Descanse".
Sérginho Groisman: "Ariano Suassuna . Paraibano-Recifense-Brasileiro que nos orgulha para sempre. Fica em paz."
Carol Castro: "O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso"  #ArianoSuassuna #RIP #MaisUmGenioQueSeVai #FestaNoCeu".
Fernanda Souza: "Obrigada por sua arte! Por nos divertir, nos entreter e nos ensinar... Seu talento e sua história estão em nossa memória e coração! Muito obrigada!"
Tuca Andrada: "O Mestre foi. Valeu, Ariano! Você foi, é e será muito importante na minha vida."
Otaviano Costa lamenta a morte de Ariano Suassuna (Foto: Instagram / Reprodução)
Otaviano Costa lamenta a morte de Ariano
Suassuna (Foto: Instagram / Reprodução)




Mayra Dias Gomes: "Mais um gênio à caminho da festa. Outro grande amigo do meu pai. Amo Suassuna. #RipArianoSuassuna"
Stepan Nercessian: "Suassuna, Ubaldo, Junqueira,Tintim, Meu Deus, é muita gente boa morrendo dessa vez".
Antônio Calloni: "Mais uma vida que nasce para sempre. Boa noite, Ariano Suassuna..."
Ricardo Macchi: "Nossos queridos dramaturgos resolveram partir juntos! Ariano Suassuna, grande Mestre! Descanse em paz. Ele era o máximo! Ele era genial!".
Suzana Alves: "Acabamos de perder o maior autor e poeta brasileiro... Ariano Suassuna, paraibano, defensor da cultura nordestina. Tive a alegria de protagonizar um texto seu em 2011 no teatro Sesi em São Paulo, 'Casamento Suspeitoso'."
Felipe Scolari: "Suassuna me fazia rir muito!!! Acompanhei muitas palestras/papos com ele... Que figura doce e divertida... Perdemos Ubaldo e ele".
Rafael Cortez: "Ivan Junqueira, João Ubaldo e agora o Suassuna. 3 gênios da Literatura indo em 3 semanas! Vem livro bonito no céu...Mas por aqui, que lástima!"
Bella Maia: "Pedro Bial: "Bella, qual o maior escritor da história de Pernambuco?" Eu, sem titubear: - Ariano Suassuna (!!!) o paraibano mais pernambucano que conheço! Gênio! Só tenho lágrimas agora! Obrigada por tudo! Amo você!"
Bianca Bin: "Muita luz para a viagem desse grande!"
Daniel Rocha: "Meu primeiro contato com uma de suas obras foi aos 14 anos, quando era um estudante de teatro. Foi quando fazendo O Santo e a Porca vi que queria ser ator para o resto da minha vida. E hoje se foi um mestre, um pensador e um dos maiores escritores do nosso país!"
Samara Felippo: "RIP Ariano Suassuna, vai com Deus, descanse em paz, mestre. Sua obra é eterna. Obrigado!"
Claudia Raia: "Palmas para o gênio Ariano Suassuna! Obrigada pelo seu talento, pela sua obra e sua dignidade! Que Deus ilumine seu caminho."