segunda-feira, 29 de novembro de 2010

APESAR DE VOCÊ, DE CHICO BUARQUE, FOI O GRITO DE LIBERDADE QUE ECOOU NA PRAÇA JOÃO ÚRSULO NESTE DOMINGO




EDITORIAL

Ninguém esperava: Foi uma surpresa! Ontem todos os sapeenses ficaram sabendo o porquê do 3° Show de Prêmios da Companhia não ter se realizado na Praça Augusto dos Anjos, conforme estava sendo divulgado há mais de um mês na Rádio e com os vendedores das cartelas: é que "sua majestade" o atual Secretário de Obras de Sapé, o Senhor Luis Augusto de Carvalho Neto ( Lula do Multibank), proibiu inconstitucionalmente a realização do evento tanto na Praça Augusto dos Anjos, quanto na João Pessoa, acarretando sérios prejuízos ao 2º AUTO DE NATAL DA MELHOR IDADE - EDIÇÃO 2010, que será realizado no dia 23 de dezembro, no Clube Atlético Sapeense.

A COMPANHIA DE PRODUÇÕES CÊNICAS DE SAPÉ, associação civil, de natureza cultural, sem fins lucrativos, no uso das atribuições que seu Estatuto lhe confere, de publicar e dar transparência a todos sobre suas ações e seus projetos, vem ao público blogueiro exclarecer o seguinte:

A época da Ditadura acabou: é inadimissível que em tempos de plena Democracia, um Grupo ordeiro seja impedido de realizar um evento sócio-cultural, como foi o apresentado ontem na Praça João Úrsulo, por pura ação ditatorial de quem hoje "manda" em Sapé.

A COPROCEN utilizou propositamente a música Apesar de você, de Chico Buarque, durante todo o evento, como hino oficial do Show porque esta trata da esperança de termos um dia um mundo melhor, sem ações despóticas, com pessoas humanas, justas e ordeiras à frente do Poder, coisa que em Sapé nunca existiu. Quem é eleito só utiliza os recursos públicos em proveito próprio, esquecendo-se de que é apenas um representante do povo, e como tal, deveria zelar pelo bem estar da sociedade e não proibir a realização de um evento que beneficiaria diretamente 50 idosos de Sapé.
É uma vergonha para João Clemente Neto, prefeito dito constitucional, aceitar que um de seus secretários aja assim: infringindo a Constituição num dos direitos do cidadão e da coletividade, que é o de se reunir e utilizar pacificamente um logradouro público, para associações de pessoas, com fins lícitos, desde que não haja nada programado para aquele mesmo local, naquela mesma hora. Por isso transcrevemos a seguir a letra de Chico, em forma de protesto por estas ações desreipeitosas dos apadrinhados de Clemente Neto:

"Amanhã vai ser outro dia...
Amanhã vai ser outro dia...
Amanhã vai ser outro dia...


Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.


A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando
Pro chão, viu?


Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão.


Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.


Apesar de você,
Amanhã há de ser outro dia...


Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?


Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?


Água nova brotando
E a gente se amando sem parar.


Quando chegar o momento,
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro!


Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro...


Você que inventou a tristeza,
Ora tenha a fineza de "desinventar"...


Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar.


Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia...


Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.


Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença...


E eu vou morrer de rir...


E esse dia há de vir
Antes do que você pensa...


Apesar de você!
Apesar de você,
Amanhã há de ser outro dia...


Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia...


Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?


Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente?


Apesar de você!
Apesar de você,
Amanhã há de ser outro dia...


Você vai se dar mal, etc e tal...




Os dias de João Clemente Neto como prefeito de Sapé estão contados: 2 anos! Ele não pense que vai continuar infringindo a Lei, sem conhecimento da Justiça.
A COPROCEN entrará com uma ação no Ministério Público contra a Prefeitura de Sapé, por danos morais e materiais ao espetáculo, que vai beneficiar diretamente 50 idosos de Sapé.