terça-feira, 5 de abril de 2011

QUARTA SEMANA DE OFICINAS EM RIACHÃO DO POÇO: MUITO TRABALHO E PRODUÇÕES TEXTUAIS À VISTA






Nestas quatro semanas de OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL - GÊNERO DRAMÁTICO em Riachão do Poço, houve muito trabalho para que os participantes da pacata Riachão pudessem conhecer o gênero textual que estamos desenvolvendo e começassem desde já a produzir seus textos iniciais, com base em temas sugeridos.

Já houve encenações na quadra da Escola Municipal João Ferreira Alves e os participantes já conheceram vários textos teatrais, dentre eles O NOVIÇO e O JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA, de Martins Pena, e já analisaram também algumas cenas de O REI LEAR, de Shakespeare.

Eles ainda começaram a transformar um texto narrativo em dramático e puderam também analisar as mudanças sofridas na linguagem para que o texto narrativo seja transformado num dramático.

Muitos deles não sabiam o que era um monólogo, então lhes foi apresentado um trecho do romance TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, exatamente na cena em que Quaresma está profundamente decepcionado por ter perdido toda sua vida em vão, em busca de uma quimera. Texto belíssimo! Os alunos perceberam a importância do texto do século XIX, escrito por Lima Barreto, e começaram a transformá-lo num texto feito para ser encenado. Neste caso, num texto em que apenas um personagem fala sozinho, ou seja, num monólogo.

As Oficinas de Produção Textual estão sendo realizadas em Riachão do Poço com o apoio exclusivo da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura.