domingo, 6 de fevereiro de 2011

15° DIA ÚTIL DE OFICINAS: TRÊS SEMANAS DE MUITO TRABALHO EM SAPÉ



Durante estas três semanas de Oficinas de Produção Textual em Sapé, muita coisa boa aconteceu.
Com 50% do projeto realizado na terra do poeta Augusto dos Anjos, os participantes já conheceram a proposta fundamental das Oficinas e sua finalidade, de modo que agora não só reconhecem um texto dramático, como também já o produzem, faltando-lhes apenas o aprimoramento e o desenvolvimento dos temas para a produção de uma história completa de curta ou longa duração.
Neste décimo quinto dia de Oficinas, houve a apresentação de trechos da peça O JUDAS EM SÁBADO DE ALELUIA, além de outras apresentações improvisadas por parte dos participantes.
Apesar do tema da semana ter sido o patriotismo, por conta da adaptação de trechos de TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA para a linguagem dramática, os grupos que apresentaram nesta sexta, dia 04 de fevereiro, preferiram encenar situações vivenciadas em suas comunidades, com temas como a prostituição, os amigos e a relação familiar.
Para a surpresa geral de todos, abordaram cada tema com muita propriedade e verossimilhança e conquistaram muitos aplausos.
Nesta segunda, entraremos numa nova fase das Oficinas: é quando cada aluno participante da Etapa Sapé começará a pensar em que linha dramática desenvolverá seu texto final - se cômico ou trágico, ou ainda se fará uma tragicomédia ou uma sátira. Eles poderão também optar pelos autos - peças de cunho religioso. Tudo graças a Deus e ao apoio concedido pela FUNARTE e pelo MINC.