domingo, 26 de dezembro de 2010

OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL - GÊNERO DRAMÁTICO COMEÇA EM JANEIRO EM SAPÉ












Em plena tarde de 25 de dezembro, adoçada a vinho e panetone, no Espaço do Projeto Sapeca, a equipe que trabalhará nas OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL - GÊNERO DRAMÁTICO se reuniu.

O Coordenador Geral do Projeto, prof. Josinaldo, pediu empenho de toda a equipe para que as atividades (a serem relizadas em janeiro e fevereiro de 2011 em Sapé - PB) possam corresponder às expectativas do que foi proposto à FUNARTE - Fundação Nacional de Artes e ao MinC - Ministério da Cultura.

Ainda durante a reunião, o coordenador lembrou da luta que desde 2007 vem travando dia a dia para que os artistas de Sapé possam ter vez e voz para também trabalharem com dignidade.

Josinaldo ressaltou e lembrou que o Projeto aprovado pela FUNARTE e pelo MINC deve ser feito exatamente como está no papel: beneficiando diretamente 100 jovens de Sapé - PB, 100 de Riachão do Poço - PB e 100 de Nova Esperança do Piriá - PA, todos na faixa etária dos 10 aos 17 anos e pertencentes a famílias carentes destas três cidades.

O Coordenador do Projeto ainda apresentou a todos o Orçamento Geral para os seis meses de trabalho, leu e entregou a eles uma cópia do Contrato que eles assinarão no dia 3 de janeiro e debateu a Programação para Sapé nos dois primeiros meses do ano vindouro.

Com os recursos que a FUNARTE aprovou na BOLSA FUNARTE DE CIRCULAÇÃO LITERÁRIA 2010 para a realização deste projeto, estão previstos no Orçamento:

  1. A compra de material didático para os 300 jovens que participarão das Oficinas;

  2. Camisas identificadoras do projeto para todos eles;


  3. Premiação em dinheiro para os 9 autores dos melhores textos produzidos;
  4. Refeições diárias, durante seis meses (janeiro a junho de 2011), para todos, de segunda a sexta, durante as Oficinas;
  5. Transporte para Riachão do Poço - PB, durante dois meses;
  6. Transporte e estadia em Nova esperança do Piriá - PA, durante dois meses;
  7. Certificados para todos os 300 jovens que participarão das Oficinas;
  8. Lançamento de um livro em julho de 2011, com 1000 exemplares, contendo os melhores textos teatrais produzidos nas três cidades contempladas pelo projeto.

Agora, mãos à obra!...

Os nomes convidados para compor a equipe que trabalhará no projeto na cidade de Sapé são:

COORDENADOR GERAL = Josinaldo Ferreira

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO = Walmir Araújo

ATRIZ-MONITORA = Valquíria Rodrigues

ATOR-MONITOR = Jorgan Estêvão

ATOR-MONITOR = Berto Mares

AUXILIAR DE SERVIÇOS = Marciana Silva

Josinaldo informou ainda que a assistente social convidada ainda não confirmou presença no projeto, mas antes do dia 3 de janeiro de 2011, todos conhecerão quem será.

COPROCEN REALIZA O ESPETÁCULO DO ANO EM SAPÉ







Foi na última quinta, 23 de dezembro, que os sapeenses puderam ver como é importante apoiar os artistas da terra: a Companhia de Produções Cênicas de Sapé
apresentou no Clube Atlético Sapeense o espetáculo do ano - o 2° Auto de Natal da Melhor Idade - Edição 2010, com o apoio de lojas da cidade e de pessoas físicas, que acreditaram no projeto e viram que é possível transpor obstáculos quando se tem firmeza nas ações sócio-culturais. Participaram do projeto quase cinquenta artistas, mais a equipe de produção: cinegrafistas, iluminadores, sonoplasta, cenógrafos e figurinista.
Parabéns, COPROCEN!