quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Funesc e Canne divulgam selecionados em Curso de Figurino para Cinema: Sapé tem um representante


Divulgada, nesta quinta-feira (20), a lista de alunos selecionados para o Curso de Figurino para Cinema oferecido pelo Centro de Audiovisual Norte Nordeste (Canne). A iniciativa é gratuita e conta com parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A oferta é de 25 vagas preenchidas por meio de seleção de currículo. A ministrante será Rosângela Nascimento e as aulas acontecerão no período de 24 a 28 de novembro, no auditório 5 (rampa 1) do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, no horário das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.
O Curso de Figurino terá 40 horas-aula e tem como objetivo estimular o participante a entender o que é o figurino e o papel do figurinista dentro do processo fílmico de um longa-metragem passando por todas as etapas, pesquisa, composição e elaboração do figurino. As aulas também tratarão sobre a relação com a caracterização, a arte, a fotografia, o som e todos os segmentos dentro de uma produção cinematográfica.
O processo seletivo foi realizado em etapa única, composta pela análise da Carta de Intenção e Currículo. A Comissão de Seleção foi constituída por três integrantes com reconhecida atuação no segmento audiovisual.
Parceria -  Não é a primeira vez que a Funesc e o Canne fecham parceria para realização de um curso de formação na Paraíba. Dentre as atividades realizadas pelo Centro de Audovisual no Estado, a Funesc recebeu o curso de roteiro com Hilton Lacerda e o de direção de atores, ambos em 2012, além do Curso Avançado de Cinematografia Eletrônica Digital em 2011, com Carlos Ebert.
Ministrante -  Rosângela Nascimento (Rô Nascimento) é bacharel em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG e tem especialização em estilismo e modelagem do vestuário. No cinema, ela assina figurinos de filmes como “Redemoinho” (de José Luiz Villamarim, 2014), “Doidas e Santas” (de Paulo Thiago, 2014), – “Elvis e Madona” (de Marcelo Lafitte, prêmio melhor roteiro Festival do Rio 2010), “Como Esquecer”, (de  Malú de Martino, prêmio melhor figurino no 1º Festival nacional de cinema de Petrópolis).
Segue abaixo a lista dos selecionados para o curso de figurino.
1.  Agda Aquino
2.  Álamo Bandeira
3.  Alberto Vouban
4.   Alexandre Targino
5.   Aurora Caballero
6.   Caroline Monteiro
7.   Diogénes Mendonça
8.   Elizabeth Paz da Silva
9.   Emanuela da Cunha Gouveia
10. Emylene de Oliveira
11. Eny Marisa Câmara
12. Geóstenys de Melo
13. Helder Nóbrega
14. Izabela de Araújo
15. Jamila M. Facury da Costa
16. Janaína de Castro
17. Jorge Bweres
18. Joseymar de Souza Almeida
19. Josinaldo F. Ferreira
20. Juliana Gonçalves
21. Maria Gabriela de Miranda
22. Rebecca Dantas de Cerqueira
23. Tainá Macedo
24. Tâmara de Morais
25. Thalita Fernandes