quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PRESIDENTE DA FUNESC APRESENTA AS AÇÕES DO ESPAÇO CULTURAL EM FAVOR DOS ARTISTAS SAPEENSES

LAU SIQUEIRA, JOSINALDO FERREIRA, JAIRO CÉSAR E KILDARE FREITAS NA MESA DO ENCONTRO:
20 de novembro de 2013.
LAU SIQUEIRA FALA DAS AÇÕES CULTURAIS

DEZENAS DE ARTISTAS DE TODOS OS SEGMENTOS COMPARECERAM AO ENCONTRO.
Mais conhecido como Lau Siqueira, o Presidente da Fundação Espaço Cultural esteve nesta quarta, 20 de novembro de 2013, em Sapé, num encontro que reuniu dezenas de artistas sapeenses.
Durante seu pronunciamento como representante do Governo do Estado, Lau informou que as ações culturais não precisam de muita coisa para que se realizem. Basta que haja interesse dos artistas e compreensão dos governantes de que Cultura também traz desenvolvimento, a exemplo disso temos a Economia Criativa.
Indagado sobre as possibilidades da FUNESC trazer para Sapé seus técnicos e artistas para intercâmbio cultural e realizações de workshops e oficinas artísticas, e também sobre as possibilidades de levar de Sapé para o FENARTE artistas sapeenses, Lau Siqueira deixou bem claro que não adianta o Estado investir 20 milhões no Espaço Cultural, se não for para fazer funcionar aquele grande equipamento público durante todo o ano, isto é, para que grupos culturais de toda a Paraíba possam apresentar a sua Arte no maior espaço destinado à Cultura do país. Deixou também e-mail e telefone para que artistas e produtores culturais sapeenses entrem em contato diretamente com ele para concretização das parcerias artísticas entre a FUNESC e grupos culturais de todos os segmentos que existem na Terra de Augusto dos Anjos.
Lau também informou de antemão que como o tema do próximo FENARTE (maio de 2014) é Augusto dos Anjos, Sapé também precisa estar representada neste grande festival, seja por meio de um espetáculo teatral (Alma Augusta), seja por meio de grupos musicais que cantem o poeta, seja por meio de escritores sapeenses.
Ainda durante o grande encontro, Ana Almeida, que estará em Brasília (final de novembro) na Conferência Nacional de Cultura representando Sapé e mais seis municípios paraibanos da Zona da Mata, aproveitou a oportunidade para informar que o mapeamento cultural precisa ser ampliado para que todos os grupos artístico-culturais sapeenses possam estar devidamente cadastrados no SNIIC - Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais do Governo Federal. Para tanto, todos precisam preencher os formulários da SECULT - PB, que serão enviados a Rosildo Oliveira, responsável da Secretaria de Estado da Cultura em fazer os cadastramentos no sistema.
Estiveram presentes a este grande Encontro da Cultura Sapeense grandes nomes representativos de nossa cultura: o sanfoneiro Ivan Martins, a vocalista Elizâma Gomes, Elizângela, vocalista do Grupo Garota Classe A, o poeta Berto Mares, o repentista Heleno Alexandre, o dramaturgo e diretor teatral Josinaldo Ferreira, o Secretário de Educação de Sapé Kildare Freitas e muitos outros nomes da cultura sapeense.