LAU SIQUEIRA, JOSINALDO FERREIRA, JAIRO CÉSAR E KILDARE FREITAS NA MESA DO ENCONTRO: 20 de novembro de 2013. |
LAU SIQUEIRA FALA DAS AÇÕES CULTURAIS DEZENAS DE ARTISTAS DE TODOS OS SEGMENTOS COMPARECERAM AO ENCONTRO. |
Durante seu pronunciamento como representante do Governo do Estado, Lau informou que as ações culturais não precisam de muita coisa para que se realizem. Basta que haja interesse dos artistas e compreensão dos governantes de que Cultura também traz desenvolvimento, a exemplo disso temos a Economia Criativa.
Indagado sobre as possibilidades da FUNESC trazer para Sapé seus técnicos e artistas para intercâmbio cultural e realizações de workshops e oficinas artísticas, e também sobre as possibilidades de levar de Sapé para o FENARTE artistas sapeenses, Lau Siqueira deixou bem claro que não adianta o Estado investir 20 milhões no Espaço Cultural, se não for para fazer funcionar aquele grande equipamento público durante todo o ano, isto é, para que grupos culturais de toda a Paraíba possam apresentar a sua Arte no maior espaço destinado à Cultura do país. Deixou também e-mail e telefone para que artistas e produtores culturais sapeenses entrem em contato diretamente com ele para concretização das parcerias artísticas entre a FUNESC e grupos culturais de todos os segmentos que existem na Terra de Augusto dos Anjos.
Lau também informou de antemão que como o tema do próximo FENARTE (maio de 2014) é Augusto dos Anjos, Sapé também precisa estar representada neste grande festival, seja por meio de um espetáculo teatral (Alma Augusta), seja por meio de grupos musicais que cantem o poeta, seja por meio de escritores sapeenses.
Ainda durante o grande encontro, Ana Almeida, que estará em Brasília (final de novembro) na Conferência Nacional de Cultura representando Sapé e mais seis municípios paraibanos da Zona da Mata, aproveitou a oportunidade para informar que o mapeamento cultural precisa ser ampliado para que todos os grupos artístico-culturais sapeenses possam estar devidamente cadastrados no SNIIC - Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais do Governo Federal. Para tanto, todos precisam preencher os formulários da SECULT - PB, que serão enviados a Rosildo Oliveira, responsável da Secretaria de Estado da Cultura em fazer os cadastramentos no sistema.
Estiveram presentes a este grande Encontro da Cultura Sapeense grandes nomes representativos de nossa cultura: o sanfoneiro Ivan Martins, a vocalista Elizâma Gomes, Elizângela, vocalista do Grupo Garota Classe A, o poeta Berto Mares, o repentista Heleno Alexandre, o dramaturgo e diretor teatral Josinaldo Ferreira, o Secretário de Educação de Sapé Kildare Freitas e muitos outros nomes da cultura sapeense.