sábado, 23 de fevereiro de 2013

DIRETORIA DO MEMORIAL DAS LIGAS CAMPONESAS SE REÚNE COM ARTISTAS, ESTUDIOSOS E MEMBROS DA COMUNIDADE PARA TRAÇAR O 2 DE ABRIL DE 2013

Imagem externa exposta no Memorial, contendo a família de João Pedro Teixeira.
Membros do Memorial atentos às discussões durante a reunião.
João Pedro almoçando com a família (Martírio - A Luta Continua, na primeira montagem em 2011). 
Neste sábado, às 9h da manhã, artistas, intelectuais, membros do Memorial das Ligas Camponesas, e camponeses da comunidade de Barra de Antas e adjacências reuniram-se para traçar o evento comemorativo em homenagem ao líder camponês João Pedro Teixeira e sua luta em prol dos menos favorecidos na década de 60.
A reunião ocorreu no prédio do Memorial, que fica em Barra de Antas, zona rural de Sapé.
Durante a reunião, não só o 2 de abril foi abordado, mas vários outros pontos ligados à luta camponesa na atualidade.
Objetivando fazer um evento ainda maior este ano, os organizadores traçaram metas e dividiram os membros em equipes para, a partir daí, buscarem o necessário com os poderes constituídos a fim de fazer uma programação que contemple não só os visitantes e turistas, mas principalmente os agricultores e as famílias assentadas que, necessitam e muito, de serem lembrados não apenas neste evento, mas durante todo o ano.
Para a Programação, ficou decidido que haverá palestras e apresentações artísticas, com espetáculos teatrais, cinema, música, literatura, etc, voltados ao tema.
Um dos espetáculos que deverá ser apresentado no dia 2 de abril é Martírio - A Luta Continua..., montado pela primeira vez em 2011, em comemoração aos 50 anos antecipados da morte de João Pedro Teixeira.
Apresentado no Clube Atlético, o espetáculo foi montado pela COPROCEN, a partir de pesquisas em obras da década de 60, como o livro MARCADO PARA MORRER, de Severino Ramos, jornalista atuante da época.