segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

COMUNICADO AOS ARTISTAS SAPEENSES

O humaníssimo Roberto Cartaxo, fumando... 
A Companhia de Produções Cênicas de Sapé, associação civil, sem fins lucrativos, de natureza cultural, genuinamente sapeense, existente desde 2007, mas fundada oficialmente como pessoa jurídica em 2009, vem à público, e em especial, aos artistas sapeenses comunicar que lamenta profundamente a infeliz decisão da atual administração de Sapé, que decidiu entregar os destinos da Paixão deste ano nas mãos daquele que nunca se solidarizou com os sapeenses, isto é, nas mãos do desumano Roberto Cartaxo, diretor teatral da capital que nunca se preocupou com os artistas sapeenses, pois nunca pagou a nenhum deles, por seus serviços.
Nos anos em que dirigiu o espetáculo em nossa cidade, a criatura nunca se preocupou em valorizar quem mais precisa de valorização: os artistas, pois nunca pagou nenhum cachê aos pobres sapeenses!
Que pena, prefeito! É o seu povo quem perde (90 artistas de Sapé), ou melhor, é o senhor que perde, pois lamentavelmente acreditamos que sua administração pudesse mudar a cara de nossa cidade, começando por valorizar quem é de Sapé. Mas os conchavos políticos de uma candidata a vereadora de 1 voto (Thaís Cartaxo), mostra que mais uma vez o povo de Sapé se enganou...
Sapé realmente não tem sorte! Todos os prefeitos de pelo menos 5 administrações, isto é, dos últimos 20 anos, só se preocuparam com seu próprio umbigo, deixando sempre o povo em último lugar! Que pena!...
No projeto que a Companhia deixou na Prefeitura em 8 de fevereiro, todos os 90 artistas de Sapé seriam minimamente valorizados, com cachês de R$  100,00 a R$ 729,00. Mas o prefeito de Sapé preferiu entregar a Paixão deste ano a quem só se preocupa consigo mesmo: Roberto Cartaxo.
Caso isso seja mentira, que este senhor mostre aos artistas um documento registrado em cartório, com data retroativa a esta publicação, mostrando que todos os artistas de Sapé serão minimamente valorizados, inclusive especificando o valor que cada um receberá por sua atuação no espetáculo.
A Companhia lamenta haver, nos dias de hoje, escravidão artística em Sapé. Idiotas são aqueles que se deixam escravizar em 2013! Tanto que lutamos, desde 2007, para que todos os artistas conquistassem  o direito de receber por seus serviços, como nos dois anos em que a COPROCEN esteve à frente da Paixão (2007 e 2012), quando todos receberam. Mas vem um ser maligno e interfere na felicidade do povo de Sapé!...
Que pena, prefeito! "Vossa Excelência" está cometendo os mesmos erros de administrações anteriores! O povo de Sapé saberá responder a todos os males que estão cometendo! Pode ficar tranquilo...

sábado, 23 de fevereiro de 2013

DIRETORIA DO MEMORIAL DAS LIGAS CAMPONESAS SE REÚNE COM ARTISTAS, ESTUDIOSOS E MEMBROS DA COMUNIDADE PARA TRAÇAR O 2 DE ABRIL DE 2013

Imagem externa exposta no Memorial, contendo a família de João Pedro Teixeira.
Membros do Memorial atentos às discussões durante a reunião.
João Pedro almoçando com a família (Martírio - A Luta Continua, na primeira montagem em 2011). 
Neste sábado, às 9h da manhã, artistas, intelectuais, membros do Memorial das Ligas Camponesas, e camponeses da comunidade de Barra de Antas e adjacências reuniram-se para traçar o evento comemorativo em homenagem ao líder camponês João Pedro Teixeira e sua luta em prol dos menos favorecidos na década de 60.
A reunião ocorreu no prédio do Memorial, que fica em Barra de Antas, zona rural de Sapé.
Durante a reunião, não só o 2 de abril foi abordado, mas vários outros pontos ligados à luta camponesa na atualidade.
Objetivando fazer um evento ainda maior este ano, os organizadores traçaram metas e dividiram os membros em equipes para, a partir daí, buscarem o necessário com os poderes constituídos a fim de fazer uma programação que contemple não só os visitantes e turistas, mas principalmente os agricultores e as famílias assentadas que, necessitam e muito, de serem lembrados não apenas neste evento, mas durante todo o ano.
Para a Programação, ficou decidido que haverá palestras e apresentações artísticas, com espetáculos teatrais, cinema, música, literatura, etc, voltados ao tema.
Um dos espetáculos que deverá ser apresentado no dia 2 de abril é Martírio - A Luta Continua..., montado pela primeira vez em 2011, em comemoração aos 50 anos antecipados da morte de João Pedro Teixeira.
Apresentado no Clube Atlético, o espetáculo foi montado pela COPROCEN, a partir de pesquisas em obras da década de 60, como o livro MARCADO PARA MORRER, de Severino Ramos, jornalista atuante da época.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

AUTO DA PAIXÃO 2013: NOTA AOS ARTISTAS SAPEENSES DA PAIXÃO

Cena em que Jesus é julgado diante de Pilatos, no Auto da Paixão em  2012, montado pela COPROCEN.
Em virtude da grande procura para participarem do AUTO DA PAIXÃO 2013, a Companhia informa a todos os artistas sapeenses que o projeto do espetáculo, de 40 páginas, já está em tramitação na Prefeitura Municipal de Sapé, desde o dia 8 de fevereiro.
O projeto contém todas as informações necessárias à realização do espetáculo, desde a seleção dos artistas, passando pelos ensaios, gravações, confecção do figurino, construção dos cenários, até a apresentação, em praça pública, nos dias 29, 30 e 31 de março deste ano.
orçamento completo do espetáculo também está previsto, inclusive com o cachê para cada um dos 90 artistas que entrarão em cena.
Portanto, artistas, não se preocupem: o projeto Auto da Paixão 2013 está tramitando no Executivo Municipal.
Vamos aguardar! A análise por parte do Executivo é necessária, para o bem de todos.
INFORMAÇÕES: 91403026

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MARCIANA FERREIRA, DA COPROCEN, COMPLETA HOJE MAIS UMA PRIMAVERA

Marciana posando para foto em ensaio de ALMA AUGUSTA
Marciana Ferreira (2ª à direita) atenta ao texto numa das reuniões de ALMA AUGUSTA
Ela já interpretou Isabel, no AUTO DA PAIXÃO 2007, quando estava grávida de seu primeiro filho; já interpretou Goneril, no espetáculo REI LEAR, dentro do projeto OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL - GÊNERO DRAMÁTICO; esteve sempre presente em todos os projetos da COPROCEN, desde sua fundação até hoje.
E nesta data a COPROCEN parabeniza a artesã, a atriz e a administradora Marciana Ferreira, pelo seu aniversário.
Como presente, a jovem artista ganha a personagem Guilhermina, a ama de leite de Augusto dos Anjos, no espetáculo ALMA AUGUSTA - 100 ANOS DO "EU".
Parabéns! A COPROCEN não poderia deixar de lembrar de uma das mais atuantes, dentre seus membros na área cultural.
São para ti hoje todos os aplausos dos membros desta Instituição.
QUE DEUS TE CONSERVE HUMANA E SIMPLES EM TUAS AÇÕES E EM TEUS CAMINHOS...     

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

COPROCEN REÚNE ARTISTAS PARA LEITURA DRAMÁTICA DE ALMA AUGUSTA

Artistas fazem leitura dramática de ALMA AUGUSTA.
Artistas atentos ao texto de ALMA AUGUSTA.
Os ensaios de ALMA AUGUSTA ocorrerão até às vésperas das apresentações. 
A Companhia de Produções Cênicas de Sapé reuniu neste domingo (17) parte do elenco de ALMA AUGUSTA - 100 ANOS DO "EU".
Em pauta, a leitura dramática de ALMA AUGUSTA, um espetáculo que traz muitas surpresas em relação à última montagem de 2010.
ALMA AUGUSTA entra em cartaz em abril, inicialmente em três cidades da Paraíba.
O espetáculo ganhou o Prêmio Agente Jovem de Cultura, do Ministério da Cultura, beneficiando todos os artistas envolvidos e as populações que o assistirão na Paraíba.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COPROCEN PARABENIZA VALDETE RODRIGUES PELO SEU ANIVERSÁRIO

VALDETE NOS BASTIDORES DE REI LEAR
VALDETE EM CENA COMO CORDÉLIA

A talentosa Valdete Rodrigues está aniversariando nesta sexta, dia 15. Em virtude disso, a COPROCEN parabeniza a jovem atriz por mais essa comemoração natalícia.
Valdete Rodrigues ficou conhecida quando interpretou Cordélia, em 2011, no espetáculo O REI LEAR,  de Shakespeare.
Parabéns, Valdete! Que tu tenhas por muitos e muitos anos a doçura de Cordélia para encantar-nos nos palcos do Brasil. 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

COPROCEN COMEÇA A MOBILIZAR ARTISTAS EM TORNO DO AUTO DA PAIXÃO 2013

A Crucificação em Auto da Paixão 2012 realizado pela COPROCEN.
Na reunião deste dia 3 de fevereiro, os artistas da Paixão, principalmente o ator que faz Jesus e seu antagonista Satanás não só se mostraram interessados em participar do espetáculo este ano, como também lembraram dos grandes momentos de pura energia quando estiveram em cena, nas Paixões de anos anteriores.
A COPROCEN informa aos demais artistas que ainda não compareceram às reuniões, que até sexta, dia 8 de fevereiro, devem se dirigir à Praça Augusto dos Anjos e procurar a assistente de direção Valquíria Rodrigues para assinar o Protocolo de Intenções, isto é, a Proposta Orçamentária para o Elenco, onde está descrita a remuneração dos 90 artistas do espetáculo deste ano.
Dando prosseguimento à Política de Valorização dos Artistas, a COPROCEN lança a Proposta Orçamentária 2013 do Auto da Paixão, onde consta um aumento substancial de 50% em cada um dos 90 papéis disponíveis.
Para conhecer os números, os artistas precisam entrar em contato através de: (83) 9140 3026 ou  teatrojosinaldoferreira@hotmail.com.